domingo, 21 de janeiro de 2018

Tutorial P01 -- Acessando dados das empresas no site da CVM.

Fala ai, pessoal.

Nesta primeira parte irei mostra aos senhores e senhoras como acessar um determinado balanço auditado de uma empresa listada na Bovespa.

Eu não consigo guardar muitas informações na minha cachola, dessa forma eu sempre recorro ao Google. Lá na telinha do Google eu digito 'CVM Companhias', conforme Figura 1.

Figura 1: Só digitar 'CVM Companhias'.


Após clicar no Enter, o que vai aparecer para você após a busca é algo similar àquilo na tela da Figura 2.


Figura 2: Resultado da busca.

Você vai clicar na primeira página (pelo menos tem sido assim...) e você será redirecionado para uma página com uma aparência da Figura 3. 



Figura 3: Clique no bloco em destaque em vermelho

Ainda na Figura 3, após o clique no retângulo em destaque "Informações periódicas e eventuais de companhias", você será redirecionado para uma página "geral" com aspectos similares ao presente na Figura 4.

Figura 4: Estamos quase lá...

Aqui é só digitar a companhia de interesse para acessar aos dados da mesma. Por exemplo, eu quero obter os dados da Ambev. Dessa forma, digito Amber na região de busca em destaque na Figura 4 e obtenho o seguinte resultado.

Figura 5: Resultado de busca por Ambev.

As informações da companhia estão no link em destaque na Figura 5. Após clicar em cima do nome da companhia você será redirecionado para uma página com aspectos da Figura 6.

Figura 6: O grande bizú de todos.

Aqui que mora o grande Graal da coisa. Nessa página você consegue acessar todas as informações da empresa que devem ser remetidas à CVM por obrigação. Seja algum acordo de acionistas, o que foi discutido em assembléia, fatos relavante.... e os dois de interesse mais numéricos, que são: 1) ITR (Informações Trimestrais) e 2) DFP (Formulário de Demonstrações Financeiras Padronizadas).

Por exemplo, clicando no ITR você terá acesso as informações financeiras das empresas relativas ao  1º, 2º e 3º trimestre do ano, e clicando em DFP você tem o consolidado do ano (relativo ao fechamento do ano e também informações do 4º trimestre). Irei colocar duas figuras para evidenciar essa diferença. A Figura 7 será relativa a uma tela da página no ITR e a Figura 8 relativa a página do DFP.

Figura 7: Perceba pelas datas (destaques pelas bolinhas em vermelho) que as informações dizem respeito aos 1º, 2º e 3º semestres do referido ano apenas (ITR).


Figura 8:  Perceba pela data (destaques pelas bolinhas em vermelho) que as informações dizem respeito ao 4º trimestre e fechamento do ano (DFP).

Agora é só clicar no Download do referido trimestre de interesse e realizar o download. Você terá um arquivo '*.zip' e é em cima desse arquivo que temos de trabalhar. Esta parte merece um tutorial à parte e convido você a entender o que fazer com esse arquivo para efetivamente ter as informações da empresas em mãos no próximo post (se quiser ser redirecionado direto, clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário